terça-feira, 4 de outubro de 2011

Artigo Científico RPG® Souchard em Neurologia


ESTUDO DE CASO

Título: RPG® em Neurologia: Análise Eletromiográfica dos Resultados.

Autores: SALGADO, V. HCFMUSP, São Paulo, Brasil.

OSHIRO, M. HCFMUSP, São Paulo, Brasil.



Este estudo foi realizado em uma paciente neurológica, 19 anos, com diagnóstico médico de paralisia cerebral tipo quadriparesia distônica com componentes atetóides e espasmódicos, apresentando marcha em agachamento. O objetivo foi verificar eletromiograficamente a mudança da ativação muscular do Reto Femoral, Vasto Lateral e Medial, Adutores, Bíceps Femoral e Semitendinoso após uma sessão de RPG® Original.

A paciente foi avaliada em repouso, durante o teste neurológico, em ortotatismo e marcha antes e após a sessão em postura de Rã no Chão níveis 1, 2 e 3. Utilizou um Eletromiógrafo ADS 1200, com eletrodos de superfície conectados em pontos motores dos músculos supracitados segundo o protocolo Ceniam. O estudo foi realizado no Laboratório de Bioengenharia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Após o atendimento e nova medição, verificou-se melhora qualitativa e quantitativa da marcha, com aumento da velocidade, amplitude e harmonia dos passos. Houve melhora sinificativa do tônus com redução da atetose axial. os resultados foram registrados em fotos, filmagem e gráficos de eletromiografia.

Com base nos resultados alcançados é possível afirmar que com a RPG® Original os músculos são capazes de desenvolver contrações mais organizadas e eficazes, proporcionando assim melhor qualidade de movimento em teste, marcha ou atividades de vida diária. E neste caso em específico, a possibilidade de explorar o máximo sua capacidade de marcha e controle motor para uma vida com maior independência e sociabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário