quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Adolescência e o Crescimento das Estruturas Corporais




O Cuidado dos responsáveis com o crescimento do adolescente
Todo crescimento ocorre no período noturno. A estrutura óssea é a motora do crescimento e ao crescer "informa" as estruturas moles para "relaxarem" e permitirem seu alongamento. Quando não ocorre o relaxamento das estruturas moles ocorre compressão nas articulações provocando dores, comumente denominada dor do crescimento. Na coluna vertebral, quando há este desequilíbrio entre o crescimento ósseo e das estruturas moles, ocorre uma compressão em uma ou mais regiões impedindo o crescimento das vértebras envolvidas nesta (s) região (ões), fazendo com que a vértebra apresente-se cuneiforme (Patologia de Schwerman), muito frequente nesta patologia as Hérnias de Schomorl (hérnia decorrente da hipercompressão intervertebral).

Adolescente em fase de crescimento que apresenta dores e alterações posturais perceptíveis, merecem um acompanhamento conservador objetivando evitar alterações na fase adulta, o que será mais difícil de corrigir.

Postagem fundamentada na aula de Mônica Rodrigues Botelho, Avançado de Radiologia Aplicada a RPG Souchard.

O que confirma o propósito e justificativa de minha intervenção em um paciente de 12 anos, que apresenta este desequilíbrio entre crescimento ósseo e estruturas moles, que passou pelos meios cuidados!

Justificativa e embasamento literário da atuação com o RPG Souchard em adolescentes que tem o seu crescimento ósseo acelerado, acompanhado com o "desaceleração" do crescimento das partes moles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário