quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Adolescentes / Pré-Adolescentes e os Vícios Posturais

ALERTA AOS PAIS - IMPORTANTE, ganhe seu tempo e a saúde de todos da sua família.



Cuidem da educação e dos limites de vocês e de seus filhos. Cuidem dos seus hábitos posturais e dos hábitos posturais dos seus filhos, principalmente na puberdade!!!

Uma Criança ou um Adolescente não deve viver e sentar como um Lorde Inglês, mas também não deve manter a postura de um Corcunda de Notre Dame. Como Philippe Souchard pergunta: o que é mais bonito/elegante? A postura da bailarina ou a do Corcunda de Notre Dame? E todos respondemos: a da bailarina (comparada ao do Lorde Inglês), porém as 2 são patológicas/erradas, mas a bailarina é mais elegante. Na vida, em geral, não devemos ser nem 8, nem 80, mas devemos ser sábios para perceber se estamos 80 de mais ou de menos, sempre devemos buscar o equilíbrio: físico, mental ou emocional.

A vida "moderna" pode e está prejudicando o desenvolvimento ideal da postura corporal, quando digo postura corporal digo: o posicionamento articular de cada articulação do corpo. E este prejuízo será observado a longo prazo, NÃO a curto prazo.

Minha experiência clínica me faz alertar crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Vejo cada vez mais crianças e adolescentes passando horas em frente ao computador ou PlayStation, adolescentes horas sentado/ "invadido" madrugada, jogando/"brincando" com algo que não acrescenta o conhecimento, a formação de opiniões e aprendizagem. Pior ainda quando há a invasão da madrugada, pois além do posicionamento permanente em uma mesma postura (sentada, uma das piores posturas), o adolescente não descansa nem a vista (os olhos fazem parte do ajuste postural). Quem não dorme na madrugada, não consegue acordar cedo, aproveitar a luz do sol, a natureza, não se movimenta. E na maioria das vezes este adolescente dormirá em uma mesma posição, acordará tarde, almoçará provavelmente (perdendo o café da manhã, uma das refeições mais importantes), depois do almoço provavelmente irá jogar novamente (no caso do fim de semana) e assim se constrói o ciclo vicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário