terça-feira, 30 de agosto de 2011

Incontinência Urinária e RPG Souchard



Perda involuntária de urina devido a um desequilíbrio entre as forças de expulsão e as de retenção (tonicidade dos esfíncteres lisos e estriados e resistência uretral), decorrente do estado anormal do funcionamento do trato urinário inferior, provocado pelas alterações fisiológicas relacionadas ao envelhecimento: diminuição da força de contração da musculatura detrusora, da capacidade vesical e da habilidade de adiar a micção; contrações involuntárias da musculatura vesical e o aumento do volume residual pós-miccional, com a idade em ambos os sexo; alteração da pressão máxima de fechamento uretral, do comprimento uretral e das células da musculatura estriada do esfíncter; pela presença de alterações patológicas: infeções, ingestão hídrica excessiva, constipação intestinal crônica, depressão e dificuldade para locomoção; e pela alteração do posicionamento da pelve, da lombar e do sacro (regiões de inserção das musculaturas que compõe o períneo).
Acarreta efeitos psicossociais (constrangimento, vergonha, medo, nervosismo e depressão, geralmente estavam relacionados ao forte odor causado pela perda de urina em público), interferência na relação sexual, restrições nas atividades diárias e laborais (prejudicando o desempenho e produtividade), influenciando negativamente na qualidade de vida.
Existem diferentes tipos e graus de incontinência urinária: Noctúria, Incontinência urinária transitória, Incontinência Urinária Persistente (Urge-incontinência, Incontinência urinária relacionada ao esvaziamento vesical inadequado, Incontinência urinária de esforço). Os portadores desta afecção apresentam sintomas e sinais comuns para cada tipo de incontinência.
A prevalência é maior nos idosos, mas acomete indivíduos de todas as idades e de ambos os sexos, pois esta não depende somente da integridade do trato urinário inferior. Alterações da motivação, da destreza manual, da mobilidade, da lucidez e a existência de doenças associadas (diabetes mellitus e insuficiência cardíaca, entre outras) estão entre os fatores que podem ser responsáveis pela incontinência urinária.
O tratamento é realizado através de medicamentos, fisioterapia ou cirurgia.

Atuação da RPG na Incontinência Urinário
Método individualizado de tratamento da fisioterapia, atua sobre as Cadeias de Coordenação Neuromuscular, através de um trabalho respiratório e da aplicação de posturas estáticas, que proporcionam alongamento muscular lento e progressivo da musculatura estática e funcionaliza a musculatura dinâmica, tem o objetivo de reeducar as alterações e lesões musculares, articulares e ligamentares, reeducando a postura.

Através de um trabalho não invasivo, a RPG irá avaliar e reeducar posicionamento da pelve, sacro e lombar e a musculatura do períneo (pode apresentar hipertônico ou hipotônico).


Segue relatos de mulheres sobre a interferência da Incontinência Urinária na vida diária, retirada de um artigo científico - Campinas, 2002
“Minha vida virou um inferno, ninguém quer você usando fraldas”.
“Desejo morrer, não tenho vida ativa, produtiva e sexual”.
“Não tenho mais conforto, tenho cheiro de urina”.
“Sentia cheirando urina, como um vaso sanitário”.
“Estou sentido melhor após fazer terapia, após a cirurgia pretendo mudar de vida”.
“Tinha vontade de urinar durante toda a relação, não via a hora de acabar”.
“Sinto que a perda de urina tornou a minha vida social um inferno, eu não tenho mais vida social”.
“É muito desagradável, você sempre está úmida, fica um cheiro desagradável, a minha incontinência é insuportável”.
“Eu sinto envergonhada, acho que estou com mais cheiro de urina, não me sinto bem”.
“Tenho pavor só em pensar que não vou chegar a tempo ao banheiro e ficar molhada”.
“Sou cozinheira e perdi o emprego, ninguém quer uma pessoa cozinhando ou servindo a comida cheirando urina”


Nenhum comentário:

Postar um comentário