segunda-feira, 1 de agosto de 2011

DTM, RPG Souchard e Aparelho Ortodôntico


As disfunções da articulação temporomandibular (DTM) apresentam etiologia multifatorial,
podendo ter origem no início do desenvolvimento craniofacial. Apresenta como sinais e sintomas: má oclusão (aberta ou cruzada), tensão,desgaste do disco articular, dores de cabeça e/ou zumbido de ouvido, estalidos, respiração bucal, bruxismo, dores na ATM (articulação temporomandibular), travamento mandibular, dificuldade de abrir a boca e movimentar a mandíbula.

A ATM é uma região de contato do osso temporal com a mandíbula, onde estes ossos se articulam. O osso temporal faz parte dos ossos do crânio, no qual este articula-se com a 1ª vértebra cervical, isto nos conduz relacionar o posicionamento da mandíbula ao posicionamento da região cervical e ressaltar a importância de um tratamento integrado do ortodondista, bucomaxilo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

O RPG é um método de tratamento da fisioterapia que utiliza posturas estáticas aliadas a um trabalho respiratório, proporcionando o alongamento muscular global, reeducação do posicionamento articular e da respiração. Sendo indicado para o tratamento das DTM e no acompanhamento dos pacientes em tratamento com aparelho ortodôntico. E a atuação (alongamento e alinhamento) na musculatura mastigatória, pelo fisioterapeuta, é importante para o resultado satisfatório do tratamento ortodôntico. Pois muitos casos do uso de aparelho após o tratamento, sem acompanhamento fisioterapêutico/bucomaxilo/fonoaudiólogo, apresentaram retorno das alterações corrigidas ou levaram a uma escoliose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário