segunda-feira, 25 de julho de 2011

CORE TRAINING – Um olhar FISIOTERAPÊUTICO!


Core-Training é um programa de treinamento de fortalecimento dos músculos da core, estes exercícios trabalham também com superfícies instáveis. É uma atividade física!!! Não deve ser usado como forma de tratamento de hérnias, lombalgia e quaisquer outras patologias.
Denominou-se CORE um complexo de músculos responsáveis pela estabilização da região lombar, quadril e pelve: os oblíquos (interno e externo), o transverso do abdômen, os multífidos, o reto abdominal, os glúteos, o quadrado lombar, diafragma, os músculos do assoalho pélvico, transverso espinhal, grande dorsal, eretor da coluna, ílio-psoas, ísquios tibiais, adutores do quadril e abdutores do quadril.
Observando a anatomia, detectei que os únicos músculos que se inserem na lombar (portanto diretamente ligados a região lombar) são: paravertebrais, tranversos espinhais, multífidios, diafragma e iliopsoas, todos músculos da estática. Conclui: ao contrário do que muito se afirma, os abdominais não são os responsáveis pela estabilização lombar, apenas têm uma pequena colaboração.
Atenção: os músculos da coluna vertebral e a maioria dos músculos localizados na região posterior do corpo (glúteo, ísquios tibiais e gastrocnêmio e sóleo) são musculaturas estáticas, que têm como função nos manter de pé e nos garantir estabilidade para realizar movimento, com isto, elas estão sempre em contração. Então pergunto: porque realizar exercícios que provocam mais contração destes músculos? Alerto: o encurtamento das musculaturas localizadas na lombar provocam hiperlordose lombar.

Sou à favor de exercício físico! Mas não concordo ultilizá-los como forma de tratamento de lesões musculoesqueléticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário